terça-feira, 3 de abril de 2012

Erasmus

Hoje tinha uma mensagem no facebook da irmã duma amiga, a perguntar-me se lhe podia contar brevemente a minha experiência como estudante Erasmus já que está indecisa entre se o deve fazer ou não. Então comecei a recordar esses tempos "longínquos", 6 anos e alguns mesitos, uffi como o tempo passa rápido.

A minha resposta sem pensar muito foi, se tens a oportunidade, vai! Depois de escolher o país e a universidade que se quer, preencher toda a burocracia, o que resta mesmo é fazer as malas! No meu caso escolhi Barcelona para fazer a minha tese de final de curso com um tema relacionado com o Pedro Almodóvar. Admito que deu friozinho no estômago, mas a ideia de ir viver para Barcelona, conhecer gente de todo o mundo, e claro uma sensação de liberdade e de que tudo é possível fazem com que a partida seja mais fácil. Uma vez lá, a aventura começou rapidamente, choque de línguas ora catalão ora castelhano, compreender o metro chegar ao sítio onde era suposto ficar a dormir nos primeiros dias, e isto com duas malas enormes...

O inicio é sempre difícil (mas gratificante) e os meus 3 meses de espanhol que tinha estudado antes de ir deram-me uma boa base mas tenho que admitir que só mesmo vivendo lá, e sendo obrigada a falar todos os dias aprendi realmente a língua. Não há melhor maneira para aprender uma língua que viver nesse país, pois só assim se tem oportunidade diariamente de ouvir e falar com as pessoas, passar por situações que só vivendo naquele país necessitarias aquelas palavras. Mas tive a sorte de encontrar pessoas magnificas, que tal como eu fizeram esta aventura e de alguma forma éramos todos uma família. Ainda hoje tenho contacto com eles, todos eles espalhados por esse mundo. Foram sem dúvida tempos de alegria e descobrimento constante. Vivi em diferentes apartamentos com diferentes pessoas, e se há coisa que é preciso ter sorte em Barcelona é encontrar casa, primeiro pelo dinheiro que se tem de pagar por um quarto, e segundo pelas pessoas com as quais se vai viver. Só digo uma coisa há muita gente maluca....mas quando há sorte encontram-se os compañeros de casa perfeitos! Com o quartinho e o espanhol aprendido as coisas tornaram-se mais fáceis de dia para dia, entrar na "rotina" da cidade era de facto delicioso.  As coisas na universidade iam bem, logo a tese corria bem e no tempo livre (que vá era bastante às vezes) aproveitava para fazer tudo o que podia, conhecer gente nova, novas culturas, festas, enfim viver. O melhor que levei desta experiência foram sem dúvida as pessoas e histórias partilhadas entre risos e conversas.

E consegui chegar ao fim do Erasmus com a tese prontinha para apresentar em Portugal!! Mas admito que me custou voltar.( tanto que passados estes anos "ainda" cá vivo, mas isso já é outra história) Mas ao mesmo tempo sorrio quando penso em todos os sítios deste mundo onde tenho uma caminha e um abraço à minha espera.


Quando tenho saudades desse tempo vejo L'auberge espagnole...e o tempo volta atrás.

5 comentários:

  1. Barcelona é uma cidade adorável. Quando aí fui a primeira vez, senti uma estranha familiariedade para com tudo. Nessa cidade fui muito feliz, e será sempre uma espécie de vivência "sagrada"...

    ResponderEliminar
  2. A minha irmã esteve 1 ano em Londres e eu, se tiver oportunidade, quero fazer Erasmus também :)
    Talvez em Londres ou Madrid, ia adorar, sem dúvida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenhas oportunidade já que é de facto uma grande experiência :)

      Eliminar
  3. Deve ter sido uma experiência muito gratificante :)

    ResponderEliminar

Bem-vindo ao Chill - obrigado pelas tuas ideias :) Todas as perguntas e comentários serão respondidos aqui !! *