terça-feira, 24 de setembro de 2013

Marseille!

A viagem de Paris a Marseille foi feita de TGV, sem a confusao de check-ins ou ter de passar pela segurança e perder tempo com isso. Além de que gosto de viagens de comboio, gosto de me perder na paisagem e descobrir coisas através da janela, aproveitando sempre para fazer algumas fotos.

Marseille é a cidade mais antiga de França e quando chegamos sentimos isso mesmo. É uma cidade com uma grande mistura de culturas e com um sentimento e fervor único duma cidade do Mediterrâneo. Li muitas histórias sobre ser uma cidade perigosa e ouvi outras quantas, mas o melhor mesmo é experimentar por nós próprios, nos quatro dias que lá estivemos não tivemos problemas. Este ano Marseille é a cidade capital europeia da cultura, em que um dos objectivos era também "limpar" a má imagem da cidade e trazer pessoas para a descobrir. Sente-se a cultura e arte no ar e tivemos sorte que o tempo estava perfeito para passear. O sítio escolhido para o hotel foi o porto velho pelo qual me apaixonei logo no primeiro dia. Uma sorte poder acordar com aquelas vistas e ouvir um acordeão ao fundo para entrar no espírito da cidade.

Um dos pontos turísticos mais conhecidos é a catedral Notre-dame de la Garde que fica no alto de Marseille, uma viagem curta que pode ser feita de autocarro. No mesmo dia subimos e fizemos este trajecto 2 vezes, pois quisemos voltar para o pôr-do-sol. Da segunda vez já a catedral estava fechada, mas existe um sítio ao lado das escadas em que podemos entrar para o meio das árvores e ficar aí a apreciar a noite a chegar, foi magnifico! Exploramos também as redondezas do porto velho e adoramos o distrito de Le Panier, cheio de lojas tradicionais, bonita arquitectura, bem como padarias com doces de fazer esquecer qualquer dieta. Descobrimos a gelataria Amorino, em que além de os gelados serem muitos bons e feitos de coisinhas boas, neste sítio nós escolhemos o tamanho e os sabores são ilimitados, podemos pedir todos que eles com um toque de magia fazem em forma de flor. Para os indecisos como eu pode ser sempre uma boa opção hehe. A parte boa é que descobri que existe em Barcelona também, agora já não me escapa.

Gostávamos de ter ido ao Castelo de If, onde Edmond Dantès esteve preso no Conde de Montecristo, mas por condições marítimas não foi possivel. Fomos entao até á ilha de Frioul, um dos únicos sítios possíveis. Entrámos no barco e fomos para a parte de cima que é aberta, a apanhar sol e a pensar aqui é que se está bem. Quando o barco começou a andar, veio um senhor que disse, o mar está agressivo, vocês podem ficar aqui se quiserem ficar molhados, senão, mal estivermos em mar aberto o melhor é irem para baixo. E assim fizemos, baixamos. Só sei que com esta viagem finalmente entendo os que as nossas roupas passam dentro da máquina de lavar. O barco saltava, ía para baixo, para os lados, víamos água em todas as janelas e passado 10 minutos todos os que estavam na parte de cima vieram para baixo todos molhados. Uma viagem interessante, portanto. A ilha tem uma vegetação interessante, e podem-se fazer longas caminhadas. Existem também cafés, restaurantes, já que lá vivem também pessoas durante o ano inteiro. Foi uma viagem pequena mas interessante. a viagem de regresso já foi feita na parte de cima, o mar tinha acalmado, e ainda bem!

Recomendo Marseille, gostei muito!!